Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

O Centro Social Paroquial de Lustosa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que está situada na freguesia de Lustosa, Concelho de Lousada.

Teve origem na iniciativa de um grupo de pessoas, Sr. Padre Augusto Teixeira de Sousa, Maria Laura da Costa Carneiro, Maria Joaquina Oliveira e Elisa Pinto Carneiro, que colocaram todas as suas capacidades na prossecução desta iniciativa.

A origem do Centro Social Paroquial de Lustosa remonta a 1980.

Com o tempo foi-se ampliando o edifício e criando melhores condições para dar resposta às necessidades da comunidade local. Neste edifício passaram a funcionar as respostas sociais de creche, Pré-escolar e Centro de Atividades dos Tempos livres (CATL).

Estes serviços apoiam estas crianças a nível do desenvolvimento pessoal, emocional e psicológico/cognitivo tendo em conta as faixas etárias e características pessoais de cada criança e de cada grupo.

Com a aprovação do acordo de cooperação para o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) iniciou-se em junho de 2005 uma nova resposta social na instituição para responder às necessidades dos idosos/doentes da comunidade.

Missão:

O CSP de Lustosa prossegue o bem público eclesial na sua área de intervenção, de acordo com as normas da Igreja Católica, e tem como fim a promoção da caridade cristã, da cultura, educação e a integração comunitária e social, na perspetiva dos valores do Evangelho, de todos os habitantes da comunidade onde está situado, especialmente dos mais pobres.

Promover a Ação Social, dando prioridade aos grupos vulneráveis da comunidade com o envolvimento das famílias.


Visão:

Ser uma referência na ação social, criando, inovando, desenvolvendo e prestando serviços adequados às necessidades da sociedade, numa perspetiva de melhoria contínua.


Valores:

šCaridade Cristã/Solidariedade – Doar Amor e atender às necessidades do próximo;

šVerdade/Transparência - Agir com a consciência reta e o sentido do bem;

šIniciativa/Responsabilidade – Ter capacidade criativa que vise o bem-estar social através de comportamentos referenciados pela ética;

šRespeito / Tolerância – Velar pela dignidade do outro;

šTrabalho de equipa – Unir esforços e saberes para alcançar os mesmos objetivos em complementaridade de funções;

šDesenvolver a qualidade – Criar serviços que vão de encontro às necessidades e expectativas dos utentes e que estes os sintam como excelentes;

šEquidade/Justiça – Respeitar a dignidade e liberdade humana dando a cada um o que lhe é devido com igualdade de tratamento.

Organograma

Cargos da Direção :

 

Presidente :

António Teixeira de Freitas

Vice-Presidente:

Alberto Fernando Leal de  Andrade

Secretário:

Sara Basília da Silva Monteiro

Tesoureiro:

Orlando Guilherme Ribeiro Pacheco

Vogal:

Jorge Samuel da Silva Ferreira

 

Cargos do Conselho Fiscal

 

Presidente do Conselho Fiscal:

Francisco Jorge da Silva Carneiro

Primeiro Vogal do Conselho Fiscal:

Augusto Veríssimo Lage Martins

Segundo Vogal do Conselho Fiscal:

Hélder Manuel Ferreira de Pinho

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais